Milhões de litros de Petróleo por dia no mar…

O vazamento no golfo do méxico, teve início em 20/04 na sequência de uma explosão e de um incêndio na plataforma Deepwater Horizon, da BP – British Petroleum. Onze pessoas morreram no acidente.

Acompanhe a evolução das notícias….

29/04 Veja – Ao menos 5.000 barris de petróleo estão vazando diariamente no Golfo do México, um volume cinco vezes superior ao estimado previamente, informou nesta quarta-feira a Guarda Costeira dos Estados Unidos. “Descobriram um novo ponto de vazamento”, assinalou o oficial Erik Swanson….

Ainda sim a explosão da plataforma de águas profundas não é sem precedentes, nem é o pior acidente de petróleo da história….

O poço, do qual vazam sem parar cerca de 800.000 litros de petróleo por dia, poderia continuar aberto por anos e mesmo assim não chegaria nem perto dos 136 bilhões de litros de petróleo derramados pelas forças do Iraque quando deixaram o Kuwait em 1991…. QUE OTIMISMO NEH!!!

Pássaros sobrevoam a área poluída pelo vazamento de óleo no Golfo do Méxic0 (Foto Reuters)


29/04 – EuroNews – O derrame de petróleo no Golfo do México é cinco vezes maior do que as autoridades pensavam. A mancha está a espalhar-se a uma proporção de cerca de cinco mil barris de petróleo por dia.

04/05 – Veja “O céu não está desabando”, disse Quenton R. Dokken, biólogo marinho e diretor executivo da Fundação Golfo do México.
Como assim??.. pois é, o céu não esta desabando, mas o mar….?????

Mancha provocada pelo vazamento de petróleo no Golfo do México, dia 06/05/2010.

16/05 – Veja – Autoridades disseram que, até agora, o vazamento teve um impacto mínimo sobre o litoral e os animais, mas restos do óleo e bolas de alcatrão estavam aparecendo nas barreiras e em praias afastadas em pelo menos uma dúzia de lugares na Luisiana, Alabama e no Mississipi.

20/05 – EuroNews – A mancha de petróleo à deriva no Golfo do México pode atingir Cuba e mesmo chegar ao Atlântico. De acordo com peritos de uma agência norte-americana, uma pequena parte do petróleo que escapa do poço de águas profundas da BP foi apanhado por uma corrente poderosa que segue em direção ao Oceano Atlântico…. Já encontramos pedaços de petróleo no Texas…

07/06 – DW-WORLD.DE – Equipes de resgate já encontraram 820 pássaros atingidos pelo petróleo escapado, dos quais 597 estavam mortos. Entre os 223 pássaros vivos encontravam-se também espécimes de pelicano pardo, símbolo da Louisiana, e que fora retirado da lista dos animais em extinção em novembro último.

Pelicano coberto de óleo

Pelicano pardo simbolo de Louisiana é uma das especies atingidas pela tragedia.

08/06 EuroNews – A maré negra, que se estende num raio de 320 quilômetros a partir do poço, já afetou quase 200 quilômetros de costa da Luisiana à Florida e a época dos furações, que começou no início do mês, pode piorar a situação.

13/06 – EuroNews – Segundo as últimas estimativas, diariamente são derramados até 40 mil barris de petróleo, o equivalente a mais de seis milhões de litros.

A informação atual é que por dia vazam 100mil barris de petróleo, o que equivale a mais de 15,9 milhões de litros....até a proxima informação... Quantas vezes esse número aumentou?

14/06 DW-WORLD.DE – Há sete semanas está vazando óleo cru do poço de petróleo Mississipi Canyon 252 (MC252) no Golfo do México. Talvez a perfuração de poços de alívios seja a solução para o problema, mas ela só estará concluída em agosto.

...e o óleo continua vazando...

O vazamento está afetando também a saúde de seres humanos. Cerca de 70 pessoas estão em tratamento devido a náuseas, dores de cabeça, inflamações nos olhos e problemas respiratórios. Oito pacientes tiveram de ser internados.

…há uma nova projeção de que a cada dia vazem até 6,4 milhões de litros de petróleo no Golfo do México.

…esta é uma das maiores catástrofes com petróleo que já tivemos…

Consequências...

Existe uma grande preocupação também com a grande quantidade de produtos químicos utilizados com a finalidade de dissolver a mancha de petróleo e desta forma proteger a costa americana, mas se trata de substâncias altamente tóxicas, cujos efeitos colaterais sobre os diferentes ecossistemas não são previsíveis, adverte Ron Kendall, da Universidade Técnica do Texas.

“Os mais diferentes habitats do Golfo do México estão sendo atingidos. E com isso o veneno chega a todos os lugares, especialmente os chamados Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs), que são tóxicos para plantas, animais e seres humanos por atacarem órgãos como o fígado e os rins.”

Pelicano coberto de óleo

20/06 – O GLOBO – Um documento interno da BP neste domingo pelo democrata Ed Markey, estima que, na pior das hipóteses, a taxa de vazamento de petróleo no Golfo do México pode ser de cerca de 100 mil barris por dia, o que é equivalente a 15,9 milhões de litros.

Agora depois de tudo isso, ficam os questionamentos…

– será que produzir petróleo no pré-sal é realmente uma atividade sem riscos como andam divulgando??

– é impressão minha, ou aqui no Brasil não estão divulgando o acidente com a devida importância?

– A British Petroleum(BP), irá participar da exploração petrolífera de dez blocos no Brasil, sendo 7 deles na Bacia de Campos. Depois de tudo isso dá pra confiar????

  1. This website really has all the information and facts I wanted about this subject and didn’t know who to ask.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: