Capitalismo x Felicidade

Organizando a bagunça dos livros e cadernos em casa encontrei um bem bem bem antigo com o titulo: Pequena Historia da civilização ocidental de 1972, e abri ao acaso para ler um trecho do livro, e para minha surpresa caiu no capitulo Formação do capitalismo moderno, com uma definição muito interessante, que me levou a fazer uma comparação com o que Dalai Lama defini como essencial para a felicidade. Segue abaixo trechos dos respectivos livros:

Definições e características: O capitalismo é um sistema de produção, distribuição e troca, em que a riqueza acumulada é aplicada por proprietários particulares com objetivos de lucro. O capitalista possui sobras de riqueza que pode empregar, isto é, capitais a aplicar. Suas características essenciais são: a empresa privada, a competição pelos mercados e as transações comerciais com fins lucrativos. Também inclui o sistema de salários, como método de pagamento dos trabalhadores, este método baseia-se na competição individual(para arranjar emprego), na oferta e procura da mão de obra, na legislação e nos movimentos trabalhistas, etc.”

E na última pagina do livro é apresentado o perigo de uma terceira guerra mundial e o seu último parágrafo traz um pensamento interessante: “com tolerância, cooperação e fraternidade, poderá obter-se a paz duradoura. No passado, males tremendos foram sanados e sérios perigos foram banidos. Da mesma forma, também a guerra será eliminada no futuro. E haverá, então paz e felicidade sobre a Terra.” (Idel Becker – 1972 – Pequena Historia da civilização ocidental)

O caminho da felicidade – Quando se identifica o estado mental como o fator primordial para alcançar a felicidade, naturalmente não se está negando que nossas necessidade físicas fundamentais de alimentação, vestuário e moradia não sejam satisfeitas. Entretanto, uma vez atendidas essas necessidades básicas, a mensagem é clara: não precisamos de mais dinheiro, não precisamos de mais sucesso ou fama, não precisamos do corpo perfeito, nem mesmo do parceiro perfeito – agora mesmo, neste momento exato, dispomos da mente, que é todo o equipamento básico de que precisamos para alcançar a plena felicidadecultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade.”  (Dalai Lama e Howard C. Cutler- 2000 – A arte da felicidade: Um manual para a vida)

Interaja!
Deixe seu comentário!

Expresse seu pensamento!
A sua opinião é importante para nós.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: