Campanha Rejeitada – 11 de setembro – WWF

Polêmica de campanha divulgada como da WWF para o 11 de setembro

A foto, que mostra muitos planos para atingir o coração de Manhattan traz o slogan:
“O tsunami matou 100 vezes mais pessoas do que 11/09.
O planeta é brutalmente poderoso.
Respeite-o.
Preserve-o “
Na minha opinião, a propaganda foi muito bem elaborada, porque aproveitou uma tragédia que causou e ainda causa grande impacto na vida dos Norte Americanos, para eles fazerem a comparação com o poder da natureza e quão grande é a importância da sua preservação e respeito. O foco não é atingir as familias acometidas pelo ataque de 11 de setembro, ou subestimar/minimizar seu sofrimento e sim fazer um apelo para o respeito ao meio ambiente. Afinal, não são eles que afirmam que a economia não pode ser  prejudicada para efetuar mudanças em prol do meio ambiente?

Assim que a publicidade foi propagada e começou a causar polêmica, a WWF imediatamente emitiu uma notificação, chamando o anúncio “ofensivo e de mau gosto”  alegando que não autorizou o anúncio. “Sumariamente rejeitados” foi o que disse a WWF a equipe criativa por trás do conceito terror impressão. Por seu turno, a agência de publicidade DDB diz que as pessoas que apresentaram este pedaço de lixo não estão mais com a empresa.

E pouco tempo depois: DDB Brasil publicou um comunicado em seu Web site, assinado pelo WWF Brasil e DDB Brasil, alegando responsabilidade partilhada para a criação e aprovação inicial deste anúncio, o que provocou uma tempestade de controvérsias.

Comunicado DDB Brasil: “WWF Brasil e DDB Brasil gostariam de expressar seu pesar em conjunto para o infeliz incidente envolvendo a ‘ad Tsunami” World Wildlife Fund para o Brasil.(…). Ela foi criada e aprovada no final de 2008, por engano, e foi apenas o resultado da falta de experiência por parte de alguns profissionais de ambas as partes envolvidas. De nenhuma maneira isso foi feito de má-fé ou com desrespeito ao sofrimento americano. WWF Brasil e DDB Brasil reconhecem que tal anúncio nunca deveria ter sido feito, aprovado ou publicado. Reiteramos nossas desculpas a todos aqueles que podem ter sido ofendido por ele. As duas entidades têm trabalhado juntos por três anos para mobilizar as pessoas, esforços e recursos para o bem do ambiente. Um único erro não deve obscurecer sucessos do passado, nem evitar as futuras.”

Eles produziram um vídeo também, quem quiser assistir segue o link:

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: