Tiririca – Puxador de votos

Tiririca puxador de votos — os eleitores menos informados, em uma ilusória ação de protesto contra os políticos, pode facilitar a eleição de mais quatro ou cinco políticos – mesmo que estes não atinjam a quantidade de votos necessárias para se eleger. Mas como isso é possível???

Os vereadores e deputados estaduais e federais são escolhidos por meio do sistema proporcional, quando o número de cargos eletivos é distribuído na proporção dos votos recebidos pelos diferentes partidos e coligações em cada eleição. Funciona da seguinte maneira: divide-se o número de votos conquistados por cada legenda ou coligação pelo quociente eleitoral, que por sua vez é o resultado da divisão do total de votos válidos pelo número de cadeiras a serem preenchidas. O resultado se chama quociente partidário, que nada mais é do que o número de vagas que cada agremiação política ocupará nas diferentes casas legislativas.

Trocando em miúdos: quanto mais votos um partido ou coligação tiver, mesmo que concentrados em um candidato apenas, mais políticos este partido ou coligação irá eleger. Na prática, isto significa que, antes de votar em um candidato a deputado, o eleitor vota em uma legenda, isolada ou coligada. É aí que entra o Tiririca, a mulher Pera, o Romario, Tati quebra barraco, Maguila… eles são Puxadores de votos

Francisco Everardo Oliveira Silva – vulgo Tiririca – tem 45 anos, se auto-define como “abestado” e seu slogan é “pior que tá num fica, vote Tiririca”.

Não é uma piada. É um projeto político. Oliveira Silva é o principal puxador de votos do PR, em coligação que inclui o PT e o PC do B. Prova da seriedade do projeto é que, até o último dia 3, o partido havia investido R$ 594 mil, oficialmente, na campanha do palhaço. E não deve parar por aí.

Se chegar a um milhão de votos, seu excedente de votos elegerá mais quatro ou cinco deputados da coligação. O eleitor vota em Tiririca e pode eleger Valdemar Costa Neto (PR), Ricardo Berzoini (PT) ou o delegado Protógenes (PC do B) ou até mesmo o Pastor Pedro Ribeiro que tem um número similar ao do Tiririca 2223 que afirma com todas as letras em sua campanha ser contra o casamento gay, e adoção de crianças por casais homossexuais. Veja seu vídeo abaixo…

Alguns detalhes que não podem passar despercebidos:

A Igreja Universal do Reino de Deus seria uma das principais financiadoras da campanha de Tiririca.

Tiririca declarou à Justiça Eleitoral não ter bens em seu nome. No entanto, em reportagem da revista Veja, Tiririca falou demais e ponderou que não tem nada em seu nome por conta de processos trabalhistas e de sua ex-mulher, em trâmite no Ceará.

Palhaçada de verdade

O processo contra Tiririca não deve ser concluído antes das eleições.
Caso ele vença nas urnas e, mais tarde, seja condenado, deverá perder o mandato.
Ironicamente, os deputados que Tiririca arrastar, em razão do quociente eleitoral – que define quantas cadeiras são reservadas a cada partido – terão o mandato garantido, independentemente da conclusão da Justiça contra ou a favor do Palhaço.

Em entrevista à Folha, foi questionado sobre os projetos que pretende levar à Câmara.
Resposta de Tiririca –
“De cabeça, assim, não dá pra falar”

Não posso proibi-lo de votar no Tiririca, e nem pedir para que não faça isso,
mas posso deixar claro o que acontecerá caso vote nele…

Caso você vá votar no Tiririca, lembre-se que o palhaço não será apenas você, ou ele, seremos todos nós que teremos que aguentar mais pessoas com total despreparado fazendo leis desnecessárias para nosso país.

Referências:

http://www.movmarina.com.br/profiles/blogs/puxadores-de-votos-sao-faca-de

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/09/21/noticia_eleicoes2010,i=213941/PALHACO+TIRIRICA+TORNA+SE+FENOMENO+E+DEVE+CONQUISTAR+UM+MILHAO+DE+VOTOS.shtml

http://blogs.estadao.com.br/vox-publica/2010/09/13/quem-e-o-palhaco/

http://www.carcaranews.com/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=9516:justica-eleitoral-mira-no-palhaco-tiririca-para-alvejar-esquema-politico-da-igreja-universal&catid=40:opiniao&Itemid=63

http://www1.folha.uol.com.br/poder/791706-saiba-quem-voce-pode-acabar-elegendo-ao-votar-no-palhaco-tiririca.shtml

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: